4.03.2013

Artista do dia #1 - Four Tet




Talvez por falta de instrumentos, muita gente tem dificuldades em gostar de música electrónica. Deste ponto de partida, é bastante fácil (e prático) passar para um certo ódio a um estilo de música que se demonstra demasiado azeiteiro no mainstream. É fácil, mas também é igualmente fácil encontrar música electrónica de qualidade, basta deixar a preguiça e pesquisar um bocado (como em qualquer estilo de música). As pessoas que não pesquisam não vão estar a ler isto, por isso, na verdade, estou aqui a falar para a piça. 


Acho que este é o músico perfeito para acabar com os clichés de que este tipo de música não exige conhecimento de teoria musical, que não tem qualidade, ou que não exige que se saiba tocar um instrumento. É um artista que faz música super orgânica, ainda que electrónica; usa, e toca, instrumentos como guitarra acústica e piano, ao mesmo tempo que é produtor e tira samples dos mais variados sítios. Um músico muito completo que tem uma discografia invejável e que faz tudo sozinho (como muitos outros), mas ao contrário desses outros, o conhecimento musical dele salta mais ao ouvido, principalmente nos primeiros álbuns. O mais importante nisto tudo é ser música de qualidade excelente e ter uma identidade muito própria, distinta e original.




Posto isto, acho que é o senhor perfeito para apresentar música electrónica a quem acha esta merda. Façam isso, é um género demasiado bom e vasto para ser desperdiçado por falta de conhecimento. Se forem produtores e estiverem interessados, este é um excelente vídeo de Four Tet a explicar alguns pormenores de produção e técnicas que usa para obter certos efeitos. Está muito boa a maneira como desconstrói duas músicas e mostra os seus segredos a quem quiser ver.


Álbuns: PauseRounds e There is love in you.






Sem comentários:

Enviar um comentário