2.13.2014

SENSIBLE SOCCERS - 8 (2014, PAD)


Título: 8 / Edição: Fevereiro de 2014, PAD / 8.7/10 | EG

Nas alturas em que o material informático circulava maioritariamente através de uma coisa chamada disquete, fez-se nascer um jogo que iria, a seu tempo, marcar uma geração: o Sensible Soccer. Como tudo na vida se resume a um ciclo, o tempo também tratou de pôr fim à glória daquele que foi um dos primeiros simuladores futebolísticos de todos os tempos. Após aproximadamente duas décadas da extinção de Sensible Soccer, nasciam os nortenhos Sensible Soccers, através da edição de um EP homónimo.

Rapidamente se deu a sua apreciação, em boa parte devido à maneira assinalável como se conciliavam guitarras, teclados e panóplias electrónicas. De imediato se ergueram clássicos, como “Fernanda” ou “Missé-Missé”. Não tão instantânea foi a celebração de “Twin Turbo”, tema escolhido pelas gentes de Cristiano Ronaldo como OST do vídeo de agradecimento aos fãs do craque madeirense pela sua conquista da bola d’ouro. Depois da edição do EP de estreia, em 2011, os Sensible Soccers apenas lançaram um single, “Sofrendo por Você”, já no decorrer do ano passado. Seria legítimo esperarmos uns Sensible Soccers próximos da linha sonora de “Sofrendo Por Você”, que nos demonstrava a sua capacidade em fazer a festa sozinhos através do uso e abuso (no bom sentido) de sintetizadores, de um groove estrondoso e da irreversível vontade mútua (quer de quem a ouvisse, quer dos próprios Sensible Soccers) em passar do lugar e da forma em que os ouvíssemos para uma pista de dança.

8 marca a estreia dos portuenses nos registos de longa-duração e contrariamente ao que era expectável, não segue de um modo nítido a linhagem que se rabiscou em nenhum dos seus registos anteriores, marcando, por isso, uma reinvenção sem que se fale necessariamente em reinvenção; os sintetizadores continuam a ter um papel preponderante na génese sonora, bem como a restante vertente electrónica, mas as guitarras ganham uma ênfase peculiar, como ainda não tínhamos visto em nenhum disco dos Sensible Soccers. É usual e irremediável falarmos da importância do dedilhar da guitarra de Vini Reilly, mentor dos The Durutti Column, factor que também tem vindo a ser aproveitado por Miguel Nicolau, guitarrista dos Memória de Peixe. É notório o pesar da arte de tocar guitarra que marcou o movimento post-punk, mas também é verdade que a estética das canções dos Sensible Soccers não deixam que nenhum dos seus principais moldes sobressaia em demasia: ainda bem.

Os sintetizadores são os agentes responsáveis pela aclimação aos novos Sensible Soccers, sendo os maiores responsáveis pelas primeiras duas canções do disco. “AFG”, terceira peça de 8, trata de brotar a guitarra para primeiro plano e é basicamente a partir desse momento que começa o vendaval de futebol dos Sensible Soccers. O modo como “AFG” se constrói ao longo do seu decorrer é genial: guitarras primordialmente atmosféricas que se vão transformando com o tempo, e distorção, em guitarras barulhentas e que nos vão despertando uma vontade incrível de dançar, tal como nos tinha acontecido “Sofrendo por Você”. É oficial: “AFG” é “Sofrendo por Você”, de 2014; encontrámos o “x”.

O disco segue quase sempre a mesma filosofia, sobretudo no seu primeiro quarteto de canções: momentos de tristeza marcados pelos, sobretudo, pelos sintetizadores a contrabalançarem com a alegria efusiva que a guitarra vais mostrando sempre que é chamada para aparecer em primeiro plano. A sua segunda parte, tal como num jogo de futebol que esteja decidido ao intervalo (sim, porque a primeira parte de 8 é partir para o intervalo com uma larga vantagem), resume-se a segurar a vitória que já estava carimbada ao intervalo; existe por lá uma maior monotonia e uma maior sintonia entre cada um dos seus momentos, o que faz de 8 um disco mais coeso, mas menos vibrante, mas que simultaneamente nos dá o lembrete de que os portuenses são bons quer no seu processo mais ofensivo e livre, quer no seu processo mais táctico e é extremamente raro encontramos algo assim, tendo como referencial uma banda ou uma própria equipa de futebol.


Há um mês atrás, no âmbito da lista das melhores canções nacionais e a propósito de “Sofrendo por Você”, tinha referido os Sensible Soccers como um dos nomes nacionais que mais tinham potencial para a tão falado internacionalização que falta à música nacional. Com a edição de 8, tenho de voltar a referi-lo: está aqui um disco tremendo e passados dois meses do início do ano é bom que se mentalizem que vão encontrar poucos discos nos próximos dez meses com esta qualidade. Ainda assim, caso essa internacionalização não chegue (e o Cristiano Ronaldo bem tenta ajudar) não temos porque ficar tristes; afinal quem não gosta de ver um jogador de classe mundial no campeonato português? Os Sensibe Soccers são cada vez mais um desses jogadores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário